terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ministro assina convênio com Governo do Estado

Inclusão social através da capacitação profissional. Esse é um dos principais objetivos do programa Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã. O ministro do Trabalho e do Emprego (MTE), Carlos Lupi, assinou contrato de execução do projeto com o Governo Estadual, na tarde desta segunda-feira (5), em Natal.

O Projovem Trabalhador irá beneficiar cerca de 7 mil jovens de 18 a 29 anos em todo o estado. Ao longo de seis meses (o que equivale a 350 horas de curso), os jovens terão direito a uma bolsa de estudos mensal no valor de R$100. “Para motivá-los a participar do curso”, explicou o ministro. As especialidades do treinamento serão decididas pelo Governo Estadual.

“O objetivo é que, ao final do curso, tenhamos 30% desses jovens num emprego formal, com carteira assinada. Isso é importante no nosso projeto, porque ele tem uma meta: Qualificar e empregar a juventude para que ela tenha oportunidade de ganhar seu próprio sustento”, argumentou. Terão prioridade a integrar as turmas de estudos àqueles com a renda familiar mensal de até um salário mínimo.

De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, inicialmente, 35 municípios irão receber os recursos. “Começaremos dentro de uma visão de cidades onde há mais necessidade de preparação de mão-de-obra com empregabilidade. Por exemplo, cidades que são mais voltadas para o turismo, a indústria de convecções, a de serviços”, esclareceu.

Entretanto, a governadora salienta que não significa outras cidades não vão ser beneficiadas, muitas já são beneficiadas diretamente por parcerias da prefeitura com o ministério.

Lupi lembra que o Governo Federal apenas repassará o recurso de R$15 milhões –aproximadamente 90% do investimento total para o projeto de apoio à juventude, o Governo entra com a contrapartida de 10% (1,5 milhão). Ou seja, o Governo do Estado deverá, a partir da assinatura do convênio, preparar a licitação, a chamada público; além de Convocar o jovem e orientá-lo quanto suas opções de curso.

“A partir do momento que a gente assina o convênio, o dinheiro já está na boca do caixa. É só o governo do estado começar a executar”, frisou. A expectativa dos executores é de que até o final do ano o projeto inicie suas ações.

A fim de capacitar uma quantidade ainda maior de jovens, o ministro do trabalho assinou também convênio com a prefeitura de Parnamirim. Neste projeto, somente do município, serão beneficiados mil jovens.FONTE-DJ Aildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário