terça-feira, 6 de setembro de 2011

DEM quer PR na base base política de Rosalba.

Depois de conseguir a união do PMDB em torno da aliança com o Democratas, o senador José Agripino, presidente nacional e estadual do DEM, articula agora a chegada do PR para se unir ao bloco que irá disputar as eleições de 2012, nos municípios onde for possível união, com vistas a estreitar esses laços para o pleito de 2014, quando a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) será candidata à reeleição. O presidente estadual do PR, deputado federal João Maia, confirmou, em entrevista ao Diário de Natal, que as conversas neste sentido já começaram.

João Maia afirma que tem conversado tanto com José Agripino quanto com o presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Alves, sobre essa possível composição. Apesar de as conversas ainda não estarem finalizadas, o deputado mostrou-se propício a integrar essa aliança, chamada pelo grupo oposicionista de "acordão". No entanto, quando o assunto é a adesão do PR à base do governo Rosalba Ciarlini, o deputado é cauteloso.

Aliança só política
Maia destacou que não houve nenhuma conversa sobre adesão à administração de Rosalba. Ele ressaltou que a postura do partido será contribuir "com o que for positivo para o Rio Grande do Norte", sem participar do governo. Até porque, não houve convite da chefe do Executivo Estadual. Por enquanto, as articulações estão por conta do senador José Agripino e do marido de Rosalba, o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado.

Apesar de terem apoiado a candidatura do ex-governador Iberê Ferreira (PSB) para o governo na última eleição, João Maia e Henrique Alves estão hoje próximos do DEM, em nível local. Entre os articuladores políticos ligados ao grupo, se discute uma hipotética chapa governista para as eleições de 2014 - formada por Rosalba, como candidata à reeleição, João Maia na vaga de vice-governador e Henrique para o Senado - que beneficiaria os dois novos aliados.

O bloco que vem sendo articulado por Agripino engloba DEM, PMDB, PR e PSDB. Por enquanto, o senador não estaria dado prestígioao PSD, legenda fundada pelo vice-governador Robinson Faria no estado, apesar da proximidade entre o vice e Rosalba Ciarlini. O senador tem tratado a nova legenda com indiferença. O espaço político do vice-governador tem sido menosprezado por Agripino. O projeto de Faria de disputar o Senado em 2014 não tem sido considerado prioritário pelo líder do DEM desde a formação do PSD. FONTE-DN,Diário de Natal


Nenhum comentário:

Postar um comentário